Nutrição

Quais os Alimentos que Desinflamam o seu Corpo?

Publicidade

Sobretudo, quais os alimentos que desinflamam o seu corpo? A inflamação provocada por certos alimentos é a resposta natural do corpo ao estresse externo.

Pois, quando seu corpo detecta certos alimentos, como ingredientes desencadeantes e potenciais agressores, em resposta ele produz substâncias químicas chamadas de citocinas. Desta forma, as citocinas são proteínas, elas regulam os processos inflamatórios.

Publicidade

Portanto, comer saudável e beber muita água é bom para reduzir a inflamação e equilibrar seu açúcar no sangue. Se você está procurando reduzir seus marcadores inflamatórios, aqui estão algumas dicas dos especialistas.

Quais os Alimentos que Desinflamam o seu Corpo? Sobre uma mesa, vários alimentos naturais e nutritivos, como: um peixe, brócolis, tomate, pepino, abacate, limão, kiwi, azeite, laranjas, numa tigelinha, mirtilo e amêndoas.

Alimentos que desinflamam o seu corpo

Estes são alguns dos alimentos que desinflamam o seu corpo, da grande lista de alimentos da dieta saudável. Desta forma, existem inúmeros alimentos favoráveis a uma melhora para o organismo.

Portanto, não estamos limitados a poucas opções, mas precisamos fazer as escolhas certas.

1- Azeite;
2- Vegetais verde-escuros (couve, brócolis, rúcula, espinafre, pepino);
3- Cúrcuma;
4- Frutas (cacau, abacate, acerola, açaí, abacaxi, maça, mirtilo, limão, laranja, morango, uvas);
5- Aveia;
6- Nozes;
7- Castanha;
8- Óleo de coco;
9- Chia;
10- Semente de linhaça;

Publicidade

Considere causa e efeito, os alimentos que inflamam o seu corpo

Comer gorduras saudáveis, proteínas e manter-se ativo da maneira correta ajudará a reduzir a inflamação.

Mas quais os alimentos que desinflamam o seu corpo? Quais alimentos têm este efeito e por que ainda são um mistério? O foco principal deste artigo é a redução da inflamação.

Se, o principal fator que desencadeia a inflamação no organismo é a exposição a produtos nocivos. Estes encontrados principalmente na fumaça do tabaco, bebidas alcoólicas e na água potável com altos níveis de antibiótico.

Pois ela causa uma série de problemas, como espasmos articulares e musculares, pressão alta, colesterol alto e aumento do risco de certos tipos de câncer.

E talvez haja até mesmo uma ligação com distúrbios de humor como as oscilações de humor.

Coma alimentos com baixo teor de açúcar

Comer alimentos que têm baixos níveis de açúcar, tais como versões de frutas e vegetais com baixo teor de carboidratos e alimentos integrais, é ótimo para consumir enquanto aumenta o metabolismo e ajuda a prevenir a alta pressão arterial. 

Se você estiver comendo alimentos com baixos níveis de açúcar, provavelmente você se sentirá cheio depois de comer.

Entretanto, se você estiver comendo uma dieta rica em carboidratos, você pode acabar com uma taxa metabólica mais alta e ser mais propenso a ter pressão sanguínea alta.

De fato, um dos alimentos que inflamam o seu corpo são os carboidratos de absorção rápida (aqueles que se convertem rapidamente em açúcares).

Contudo, a boa notícia é que você pode diminuir a quantidade de carboidratos que ingere e ainda desfrutar de uma quantidade saudável de energia e produtividade.

Peixes com alto ômega-3: salmão, cavala, arenque, sardinha, eles desinflamam o seu corpo

Salmão, cavala, arenque e sardinha (ácidos graxos ômega-3) são alimentos para desinflamar o seu corpo.

Pois eles também previnem doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

Desse modo, o salmão está repleto de ácidos graxos ômega-3, que previnem a inflamação e promovem células saudáveis no corpo.

E a cavala também é rica em ácidos graxos ômega-3, que previne a inflamação e doenças cardíacas avançadas.

Beba muita água

A água não só é boa para sua saúde, mas também é uma grande fonte de cálcio e vitamina B6. A água é essencial para a vida.

Além de que a água é um dos principais componentes do corpo e tem um forte efeito anti-inflamatório.

Alimentos e o sódio (sal)

Muitos alimentos e bebidas estão cheios de sódio. O excesso de sódio não é bom para o organismo.

Observe os rótulos, você sempre vai encontrar o (Na) sódio, para intensificar o sabor e ampliar a validade do produto.

Mas o sal não é o único elemento incorporado aos produtos, para aumentar a validade.

Mantendo-se ativo regularmente

O exercício é outra forma importante de reduzir a inflamação.

No entanto, a inflamação é uma reação benéfica frente a uma agressão. Porém, quando ela se torna crônica, ela passa a ser um problema sério e danoso ao organismo.

Contudo, a obesidade é uma doença inflamatória.

Conforme, estatísticas 1/3 da população mundial é obesa.

Inflamação e o TA (tecido adiposo)

As adipocinas produzidas no TA (tecido adiposo), são peptídeos (proteínas), secretadas por adipócitos devido a inflamação ele tem influência na homeostase (estabilidade do organismo), são elas:
1- Adiponectina- proteína que controla ácido-graxos, glicose, catabolismo. No diabético ela esta nível baixo no sangue e na perda e peso ela esta em nível alto no snague;
2- Leptina- hormônio que controla o apetite (saciedade), a obesidade atrapalha a secreção deste hormônio;
3- Interleucina-6- antpigeno a reações inflamatórias;
4- Resistina – bloqueia a Leptina;

Entretanto o TA (tecido adiposo) também secreta as Leptinas (hormônio) da saciedade, função de controlar o apetite. Descontrole das adipocinas alteram a sensibilidade à insulina.

Exercícios físicos e o GLUT4

As células passam a ter a resistência à insulina, não permitindo a cascata da insulina. Não haverá a sensibilização do GLUT4 e a glicose não consegue entrar na célula, o nível da glicemia fica se eleva, começa a diabete Tipo 2.

Contudo, os exercícios físicos vão promover a contração muscular, ela vai sensibilizar o GLUT 4 que vem para a membrana plasmática para receber a glicose.

Além disso, o exercício regular também pode reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames, melhorando o fluxo sanguíneo no corpo, bloqueando os vasos sanguíneos e diminuindo o risco de ter qualquer tipo de câncer.

Conclusão

Quais os alimentos que desinflamam o seu corpo? Como vimos comer saudável e cuidar de seu corpo o ajudará a reduzir a inflamação, impulsionar seu metabolismo e desfrutar de um equilíbrio mais forte entre trabalho e vida pessoal.

Pois comer bem não só mantém seu corpo saudável, como também mantém sua mente e seu espírito para cima, reduzindo o estresse e permitindo que você se concentre no que realmente importa: seu trabalho.

Para obter o máximo benefício deste guia, você precisará fazer escolhas saudáveis, comer alimentos saudáveis, beber muita água e continuar movimentando seu corpo.

Então comer bem não só mantém seu corpo saudável, mas também mantém sua mente e seus espíritos para cima, reduzindo o estresse e permitindo que você se concentre no que realmente importa: seu trabalho.

Enfim, nunca faltarão escolhas saudáveis, porque agora você sabe se alimentar melhor.

Avatar

Saúde Águia

Revisão clínica: Dra. Maria, iniciou Engenharia Civil, mas se formou em Odontologia e Direito. Ela é apaixonada pela área da saúde e estilo de vida, e vem estudando muito sobre nutrição, atividades físicas, produtividade e desenvolvimento da mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =