Nutrição

Como ter um Intestino Saudável sem Sacrifício?

Publicidade

Como ter um intestino saudável sem sacrifício? Ter um intestino saudável sem sacrifício requer mudança de hábitos. Você provavelmente conhece alguém que tem um problema intestinal.

Antes disso, naquela época se achava que o estado psicológico dava causa para o intestino muito preso. Porém, há mais de 100 anos, George P. Phillips concluiu que não era o estado emocional que compromete o intestino, mas sim o contrário.

Publicidade

Assim, talvez você tenha um amigo ou um membro da família que tenha um problema no intestino.

Como ter um Intestino Saudável sem Sacrifício? A imagem mostra um corpo translúcido com os contornos e visível os ossos e os órgãos, como o intestino.

Como ter um intestino saudável sem sacrifício?

Mas também tenha ido a uma clínica de exame intestinal e percebeu que seu próprio intestino é provavelmente mais complicado do que você pensa. 

Independentemente disso, seus amigos e familiares têm algo importante para lhe dizer sobre seus intestinos. 

Certamente, eles podem ter algumas dúvidas sobre como ter um intestino saudável, ou podem apenas querer ajudá-lo a entender por que seu intestino está bagunçado em primeiro lugar. 

Publicidade

No entanto, o que sabemos é que não ter um intestino saudável pode ter sérias consequências para a saúde. 

Então, hoje estamos respondendo algumas das perguntas mais comuns sobre a base do nosso ser – o corpo humano – e como curá-lo.

O nervo vago

O nervo vago é uma inervação parassimpática, ele sai do forame jugular, passa pelo tórax e vai até o intestino. Ele inerva também os pulmões, coração, estômago e intestino delgado e parte do intestino grosso.

Sobretudo, há mais de 100 anos, George P. Phillips, um químico, no Bethlem Royal Hospital psiquiátrico em Londres, em suas observações com pacientes que tinham intestino muito preso, eram principalmente aqueles que apresentavam quadro de tristeza profunda.

Antes disso, naquela época se achava que o estado psicológico dava causa para o intestino muito preso.

Mas Phillipis notou, que melhorando a flora intestinal com alimentação saudável e lactobacilos, depois de um certo tempo, ocorria diminuição da constipação e por consequência o estado emocional melhorava.

Portanto, ele concluiu que não era o estado emocional que compromete o intestino, mas sim o contrário.

De fato, hoje já se sabe há comunicação entre o intestino e o cérebro pelo nervo vago, por exemplo, mais de 85% da serotonina, hormônio do estar bem, é produzida no intestino, então se este órgão não funciona bem, o seu estado de humor não vai ser bom.

Porém, a comunicação tem duas vias: cérebro- intestino e intestino-cérebro. Tanto que, pode ocorrer em um momento muito estressante, você pode, por exemplo, sentir vontade de ir ao banheiro. 

O que é um intestino saudável?

Com uma dieta equilibrada é normal ter um intestino saudável. 

Todavia, é necessário incluir uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais, bem como importantes ácidos graxos, ômega 3, vitamina B2, B3, B5, B6, B9, B10, D, C, A, K e zinco. 

Pois, um intestino saudável é, na verdade, mais do que apenas ter boas bactérias em seu intestino.

Ter intestino saudável sem sacrifício evitando a disbiose

Disbiose é o desequilíbrio entre as boas bactérias e as más bactérias presentes no intestino.

Assim, disbiose é uma doença, porque o equilíbrio entre elas faz com que o intestino funcione melhor. Ela está muito relacionada não só a uma alimentação errada, como alimentos mal lavados, com o estresse, uso de medicamentos, etc.

Como ter um intestino saudável sem sacrificar a saúde?

Aqui está uma maneira de ter um intestino mais saudável sem sacrificar a saúde. 

Digamos que você conhece alguém que tem um problema intestinal e você conhece alguém que não tem. 

Você quer saber o que eles comem e como eles o consomem. 

Todavia, após conhecer melhor cada pessoa, você pode planejar para ajudá-la a ter um intestino mais saudável. 

A primeira coisa que você vai querer fazer é entender seu próprio corpo. 

Assim, não só contamos com a biodiversidade mais surpreendente do mundo, como também nosso corpo está equipado para uma ampla gama de situações estressantes.

Logo, a única maneira de ter um intestino saudável é ser capaz de lidar com ele.

Portanto, há algumas estratégias que você pode adotar para ter um intestino saudável sem se sacrificar. 

A primeira é comer uma dieta saudável com muita fibra e vitaminas. 

Isto é, uma dieta saudável deve consistir em pelo menos: proteínas, boas gorduras, algumas frutas, vegetais, assim como alguns itens de baixo teor de carboidratos como: a batata-doce, inhame, mandioca, abóbora, etc.

Entretanto, uma dieta saudável também inclui uma quantidade saudável de peixe, nozes, sementes, muitas fibras (fibra é um tipo de vegetal que é naturalmente rico nisto), vitaminas e minerais como estes. 

Além disso, restaurar a flora intestinal, com pré-bióticos (fibras), tais como: folhas verdes escuras, frutas e outros e probióticos (lactobacilos dos fermentados), tais como: natto, kefir, miso kombucha e outros.

Não podendo esquecer da ingesta de água, no mínimo 8 copos ao dia.

É importante diminuir o estresse

O estresse aumenta o nível do hormônio cortisol no organismo, deixando você agitado, podendo ocorrer problemas gastrintestinais, como: má digestão e distensão abdominal (inchaço abdominal). 

Outras vezes, dependendo do grau de ansiedade, pode ocasionar diarreias ou constipação.

Assim, há algumas formas estratégias, tais como: praticar exercícios leves, como caminhada

Além disso, praticar a meditação, ou mesmo só fazer respirações profundas, estas várias vezes ao dia serão benéficas para diminuir a ansiedade.

Por isso, você pode começar focando mais atualmente, aqui é onde podemos agir e modificar, pois o passado e o futuro roubam muitas das nossas energias, nos deixando ansiosos, preocupados. 

Com toda a certeza, isso vai ajudar muito para você conseguir ter um intestino saudável sem sacrifício.

Não, quer dizer que devemos nos esquecer do passado ou do futuro, mas darmos o peso que eles têm de fato em nossa vida, para o passado a administração das lições tiradas com nossos erros, acertos e para o futuro um bom planejamento, como uma contabilidade de uma empresa.

Conclusão

Então, ter um intestino saudável sem sacrifício é o mesmo que dizer, tenha uma vida saudável e terá um intestino regulado e sem disbiose.

Todavia, ter uma vida saudável requer a construção de bons hábitos, como: alimentação saudável com proteínas, boas gorduras, algumas frutas, vegetais, assim como alguns itens de baixo teor de carboidratos como: a batata-doce, inhame, mandioca, abóbora. 

Contudo, a alimentação é um ponto primordial, embora não possa ser o único, mas é a base. Alimentos com boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais, bem como importantes ácidos graxos, ômega 3, vitamina B2, B3, B5, B6, B9, B10, D, C,A, K e zinco.

Além de atividades físicas, praticar meditação ou respirações profundas para focar mais no presente, diminuir a ansiedade e o estresse.

Enfim, não podendo esquecer da hidratação, no mínimo 8 copos de água por dia.

Avatar

Saúde Águia

Revisão clínica: Dra. Maria, iniciou Engenharia Civil, mas se formou em Odontologia e Direito. Ela é apaixonada pela área da saúde e estilo de vida, e vem estudando muito sobre nutrição, atividades físicas, produtividade e desenvolvimento da mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 2 =